Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Emprego

Desemprego cai e renda cresce em agosto


O desemprego no País caiu pelo segundo mês consecutivo e ficou em 5,3% em agosto, recuo de 0,3 ponto porcentual em relação a julho. É o menor nível desde dezembro de 2012, quando foi de 4,6%. No acumulado de janeiro a agosto, a taxa de desemprego se manteve na média de 5,7%. Os números foram divulgados ontem (26) pelo IBGE.

O resultado acompanhou a evolução do saldo líquido de empregos formais criados em agosto, de 127.648, segundo informou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na semana passada.

O levantamento feito pelo Dieese e Seade em sete regiões metropolitanas também aponta que a taxa de desemprego teve leve queda no trimestre encerrado em agosto. Passou de 10,9% para 10,6% da população economicamente ativa.

As maiores chances de contratação ocorreram no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que registrou alta de 1,3%, com 49 mil novos postos de trabalho. O segundo maior empregador foi a indústria de transformação, com 15 mil vagas, 0,5% acima do apurado na pesquisa anterior.

Renda – Os dados do IBGE mostram ainda que, após cinco meses em queda, o rendimento médio do trabalhador subiu 1,7% em agosto, chegando a R$ 1.883,00.

Mais informações:
www.ibge.gov.br e www.dieese.org.br