Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Desabastecimento de peças japonesas preocupa, admite governo

CIRILO JUNIOR
DO RIO

O governo já ligou o sinal de alerta sobre o fornecimento de peças e partes de eletroeletrônicos comprados do Japão. O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, disse nesta quinta-feira que empresas da Zona Franca de Manaus manifestaram preocupação a respeito de um possível desabastecimento nas próximas semanas.

Reconstrução do Japão elevará preço do ferro, afirma Lobão
Vale nega que venda de minério foi afetada por crise no Japão

“Eles já disseram que estão preocupados com o risco de faltar componentes. Mas ainda não está faltando nada”, afirmou, depois de participar de evento relativo ao lançamento de um programa de inovação para o setor sucroalcooleiro, que terá R$ 1 bilhão entre 2011 e 2014 do BNDES e da Finep.

A tendência é que essas empresas tenham que buscar essas peças em outros países, indicou Teixeira. Segundo ele, o Japão é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na Ásia, atrás apenas da China.

Ele revelou certa apreensão com o fato de a produção automobilística japonesa estar funcionando de forma bastante precária.

“É uma questão que terá que ser equacionada. Certamente, terá efeitos na produção mundial”, observou.

MINÉRIO DE FERRO

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quinta-feira que o preço do minério de ferro poderá aumentar no momento em que o Japão se recuperar do desastre que assolou parte do país.

“Vai ser necessário reconstrução de grande área do Japão. Essa reconstrução exigirá, sobretudo, minério de ferro para fazer as obras. Imagino que o preço possa se elevar um pouco”, disse.