Foto de Daniel Cardoso
Paulinho é eleito pela 3 ª vez um dos Cabeças do Congresso Nacional.
O deputado federal (PDT) Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, continua sendo apontado como um dos 100 “cabeças” do Congresso Nacional, em 2009, de acordo com a pesquisa do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
As pesquisas de 2007 e de 2008 já o incluía entre os 100 parlamentares mais influentes.
Esta é a 16ª edição da série os “Cabeças” do Congresso Nacional. A pesquisa surgiu da necessidade de mapeamento, a partir de critérios objetivos, dos deputados e senadores que conduzem o processo decisório no Poder Legislativo.
Com essa finalidade, o DIAP desenvolveu uma metodologia para identificar, anualmente, os 100 parlamentares com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório, bem como para manipular recursos de poder, de tal modo que suas preferências ou do grupo que lideram prevaleçam no conflito político.
O objetivo da publicação – produto de um acompanhamento permanente e sistemático do DIAP desde 1986 – é fornecer ao movimento social organizado uma radiografia dos principais interlocutores da sociedade no Congresso Nacional, publicando um rápido perfil com resumo das habilidades dos parlamentares que realmente exercem influência no processo decisório do Poder Legislativo.
Paulinho, na eleição de 2006, foi o 6º deputado federal mais votado de SP e o 12º de todo o País.
Paulinho está em seu 1º mandato como deputado federal (PDT). É metalúrgico e considerado uma das mais importantes lideranças do movimento sindical do País. Estreou na Câmara dos Deputados com destreza de veterano. Foi secretário-geral e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Antes de chegar a Câmara dos Deputados, disputou, em 2002, a vice-presidência da República na chapa encabeçada por Ciro Gomes e, em 2004, a prefeitura de São Paulo.
Na eleição de 2006, foi o 6º deputado federal mais votado em São Paulo e o 12º de todo o País. Parlamentar articulado, é membro da executiva nacional do PDT e presidente do PDT-SP. Foi líder na Câmara do bloco formado pelo PSB, PDT, PCdoB, PMN, PHS e PRB.
Parlamentar atuante, é membro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e foi membro da comissão especial criada para analisar o PL 1/7, que estabeleceu uma política de reajuste para o Salário Mínimo de 2008 a 2023.
É uma voz ativa no Congresso Nacional na defesa dos interesses dos trabalhadores, assalariados, aposentados, pensionistas e servidores públicos. Entre outras importantes atuações, Paulinho, liderou a resistência na Casa à Emenda 3 do projeto da Super Receita, que representava grave ameaça aos direitos trabalhistas.
Articulou com o Governo e as entidades patronais, a regulamentação do trabalho no comércio aos domingos. Foi um dos negociadores do acordo histórico para a definição de uma política permanente de reajuste do salário mínimo. Na votação que resultou na legalização das centrais sindicais foi um dos articuladores para que o projeto fosse aprovado.
Atualmente é um dos principais líderes da Campanha Nacional das Centrais Sindicais pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial, como forma de gerar empregos e mais qualidade de vida para a classe trabalhadora.
Veja a lista dos “Cabeças” do Congresso 2009.
Para adquirir a publicação clique aqui.