Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Denise Brum, da Usiminas, visita Sindicato de Ipatinga

O dia 29 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga, foi bem movimentado. Além da reunião com os aposentados e outra com trabalhadores metalúrgicos, o Sindipa se reuniu com representantes do mais alto escalão da Usiminas.

Às 10hs, a direção do Sindipa se reuniu com trabalhadores da Usiminas que se aposentaram entre os anos de 2002 e 2007 e não receberam 40% sobre o FGTS, depositado em todo período de trabalho. A reunião teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre o andamento do processo para os aposentados.

O Sindipa já ganhou o processo na 1ª e 2ª  Instâncias, estando pendente de julgamento no Tribunal Superior do Trabalho. A Usiminas recorreu em última instância, alegando que os envolvidos no processo são aposentados e o sindicato representa trabalhadores metalúrgicos. Luiz Carlos Miranda, presidente do Sindipa, alegou, entretanto, que o processo se refere à época em que os aposentados estavam na ativa.P>

O processo deve render em torno de R$11,5 milhões de indenização, cerca de R$32 mil para cada aposentado. Este valor, porém, varia de trabalhador para trabalhador.

O processo já se encontra em fase de cálculos, devido à instauração, pelo Sindipa, de Execução Provisória na Vara em Coronel Fabriciano. A Usiminas foi notificada judicialmente a também realizar o seu cálculo. Assim que o Sindipa levantar os valores exatos que cada aposentado deve receber, enviará um ofício via correio para todos os envolvidos apresentando o valor individual e convocando para uma reunião a fim de decidir os novos rumos da ação.

Visita: também estiveram presentes na sede do Sindipa a superintendente de Recursos Humanos e Administração da Usiminas Denise Brum Vieira; Marcus Rogério Carneiro, que ocupava anteriormente o cargo, que hoje é de Denise; José Geraldo de Oliveira Meirelles, superintendente de Relações Industriais e Leonardo Magalhães Vecchi, gerente da PRP.

Denise Brum conheceu as estruturas de Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga e se reuniu com diretores da entidade para uma conversa informal sobre a atual situação dos trabalhadores. Oportunidade em que foi marcada com a superintendente uma reunião no dia 4 de agosto, às 14h, na sede da Usiminas em Belo Horizonte, para apresentação da pauta de reivindicações.

Insalubridade: às 18hs, ocorreu uma reunião com trabalhadores de áreas de risco do Sistema Usiminas que receberam adicional de insalubridade. Os trabalhadores foram informados sobre a modificação do TST – Tribunal Regional do Trabalho. De acordo com a nova decisão judicial, os 20% de insalubridade devem ser sobre o salário base do trabalhador e não sobre o salário mínimo.

Esta mudança significa um aumento considerável no abono dos trabalhadores. De acordo com o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, a alteração era necessária. “A redação anterior era inconstitucional. Além disto, este é um direito mais do que merecido do trabalhador que exerce suas atividades em ambientes adversos e situações penosas”, finalizou.

Por Poliana Goveia – Assessoria de Imprensa do Sindipa