Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Demissões da USIMINAS repercutem em todo o País



Recente reunião da diretoria do Sindipa com representantes da Usiminas, no escritório Central da Empresa. Em discussão: a crise financeira global e formas de proteção aos postos de trabalho.

Para o Vale do Aço já não é novidade o terror que a Usiminas vem causando com as demissões em massa, além do reflexo negativo que estas ações, mesmo lentamente, já vem causando na região.

A novidade agora é uma famosa Kombi Branca. O medo de ser mandado embora já assombra os trabalhadores só de avistar uma kombi branca que anda circulando pela Usina, deixando todos inseguros. O motivo do medo é que o veículo em questão quando sai da siderúrgica é sempre levando embora pessoas que foram demitidas pelos mais diversos e injustos motivos.

O assunto é tão grave que teve repercussão nacional. O Jornal Folha de São Paulo do dia 6/03 trouxe a notícia intitulada “Tropa de Elite”. A nota dizia: “Funcionários da Usiminas em Ipatinga viram colegas demitidos serem transportados num furgão da empresa, que desde então ganhou na cidade mineira o sombrio apelido de caveirão do desemprego”.

Já o Jornal O Globo, também do dia 6/03 fala das demissões da Usiminas em Cubatão. Mais de 500 dos 5.500empregados da unidade já foram demitidos desde o início do ano.

Para Luiz Carlos Miranda, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG – Sindipa, “quem sabe tomando repercussão nacional, a Usiminas não entende de uma vez por todas que existem outras saídas”, afirmou.

texto e foto de Poliana Goveia de Albuquerque
Assessora de Comunicação – MTb13372
3829-6639 / 8812-7190
Msn:
comunicaosindipa@hotmail.com
Skype: acssindipa
Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga