A Força Sindical RJ e a Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, presidida por Francisco Dal Prá, secretário-geral da CNTM, participaram da mobilização ocorrida no dia 17 de março, quarta-feira, na Candelária, em defesa da manutenção dos royalties do petróleo no Estado do Rio de Janeiro.
Vale destacar a mensagem do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, na grande marcha pelas ruas do Rio: “Ninguém tem o direito de tirar dos limites do Rio o que a natureza deu”.
Na opinião de Dal Prá, é fundamental tirar o caráter de urgência do projeto que trata deste assunto no Congresso Nacional, para evitar a exploração eleitoral do mesmo. Para ele, “as autoridades devem ter mais habilidade na hora das negociações.
“O Rio de Janeiro e os demais estados e municípios produtores de petróleo não podem ser prejudicados. Vale destacar que nos locais de exploração de petróleo há necessidade de contrapartidas de preservação ambiental, que, por sua vez, necessitam de recursos financeiros. É preciso atentar também para este aspecto e ter bom senso nas negociações”, conclui Dal Prá.
Fontes:
Val Gomes (Redação CNTM)
Federação dos Metalúrgicos do RJ e UOL