Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CUT e Força já aceitam negociar, e Cobap fará enquete em site



Juca Guimarães

do Agora

A proposta do governo de negociar, de uma vez só, a solução para quatro mudanças que estão em votação no Congresso foi bem aceita nas centrais sindicais, mas gerou desconfiança na Cobap.

A Força Sindical acredita que é possível avançar nas negociações discutindo ponto por ponto as mudanças que entrarão no projeto do governo. “O nosso objetivo é melhorar a vida dos aposentados. Foi muito difícil trazer a negociação com o governo até esse ponto. Não vejo nenhum entrave para discutir uma nova proposta para os quatro projetos”, disse João Batista Inocentini, presidente do Sindicado dos Aposentados da Força Sindical.

O presidente da CUT (Central Única do Trabalhadores), Artur Henrique, também acha positivo o acordo.

“A negociação pode ser um caminho mais rápido do que ter que defender os quatro projetos separadamente no Congresso”, disse.

Henrique vê, inclusive, uma oportunidade para melhorar algumas propostas.

“A regra do fator 85/95 tem algum avanço em relação ao fator atual, mas ainda não é a ideal para quem começou a trabalhar muito cedo. Isso deve ser revisto”.

Já a Cobap informou que colocará uma enquete em seu site perguntando para os aposentados se a associação deve ou não negociar os quatro pontos com o governo. A enquete deverá estar on-line hoje no site www.cobap.org.br. Se a maioria dos votos for contrária, a entidade não negociará com o governo a suspensão dos projetos. As centrais estudam negociar com o governo sem a Cobap.