“Os acordos alcançados pelos trabalhadores das montadoras (Renault, Volvo e GM) são um importante parâmetro para os sindicatos que estão em campanha salarial, pois indicam que a indústria tem tido um bom desempenho e as empresas altos ganhos de produtividade.
Além disto, o Plano Brasil Maior, lançado pelo governo, deve trazer alento ao setor industrial. Em alusão ao plano, os cerca de 750 mil metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo escolheram o tema “Brasil Maior só com Salário Melhor”.
Defendemos também o mercado interno brasileiro para enfrentar as incertezas trazidas pela crise econômica que assola os países desenvolvidos (EUA, Europa e Japão). Neste sentido, para que o nosso mercado interno continue forte, é fundamental a geração de emprego e o aumento da massa salarial, dos ganhos reais de salário e da renda da população.
Vivemos, portanto, um momento propício para promovermos a distribuição de renda, por intermédio de benefícios sociais e de um reajuste salarial decente, que vai garantir mais qualidade de vida e inclusão social aos trabalhadores e suas famílias.
Para alcançarmos esta vitória, é fundamental intensificarmos a mobilização nas fábricas para fortalecermos as negociações em defesa do aumento real e da ampliação dos direitos sociais”.
Mônica Veloso
Presidenta da CNTM e Secretária-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região