Jornal da Tarde
O emprego industrial cresceu 2,4% no primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados nesta manhã pelo IBGE. Ainda de acordo com o instituto de pesquisas, o crescimento do pessoal ocupado em junho – na comparação com igual mês do ano anterior – foi de 4,9%. Trata-se do quinto aumento consecutivo neste tipo de análise e a mais elevada desde o início da série histórica da pesquisa.
O crescimento dos assalariados no setor indústrial, como de resto em todos os setores econômicos, faz bem para o país. Mais gente trabalhando e, portanto, recebendo salários, significa na avaliação de especialistas mais dinheiro em circulação, mais compras e menos inadimplência.
Por falar em salário, o índice divulgado agora pouco pelo IBGE indica crescimento, também, na folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria. Segundo o IBGE, a alta foi de 3,3% na comparação entre junho e maio deste ano. No acumulado do primeiro semestre, essa alta chega a 4,6%. O maior aumento registrado, no entanto, ocorreu na comparação com junho do ano passado: 8,3%.