Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Contratações de temporários no Natal deve crescer 8%

Valor – Agência Brasil, de São Paulo

O número de empregos temporários no comércio em todo o país para o período do Natal deve crescer 8% se comparado ao ano passado, gerando mais de 113 mil empregos, de acordo com a previsão do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem).

A expectativa é a de que 37% dos trabalhadores temporários, ou seja 42 mil, sejam efetivados após o Natal. Em 2007 foram contratados 105 mil trabalhadores temporários e a taxa de efetivação foi de 34%. O diretor do Sindeprestem, Vander Morales, informou que o trabalhador temporário tem os mesmos direitos dos efetivados.

Segundo dados do Sindeprestem, a Região Sudeste lidera as contratações de trabalhadores temporários, correspondendo a 55,35% do total do país. O Estado de São Paulo concentra 36.706 desses trabalhadores, seguido de Minas Gerais, com 14.033.

A Região Sul está na segunda posição com 20,34% das contratações, seguida do Nordeste, com 12,21%, e em quarto lugar está o Centro-Oeste, com 8,08%, e depois o Norte, com 4,02%.

O aumento da contratação de mão-de-obra temporária e a efetivação de parte desses funcionários estão relacionados ao crescimento da economia, à oferta de crédito e ao aumento da formalização da mão-de-obra, de acordo com Morales. Ele disse acreditar que mesmo com expectativas de aumento da taxa de juros não há previsão de retração no número de contratação temporária. “O mercado de trabalho é muito sensível ao crescimento da economia e nada está indicando que a economia vai se retrair nesse fim de ano”, disse.