Já é um consenso em vários setores a necessidade da redução da taxa de juros(Selic) para que o Brasil engrene de vez a retomada econômica após 4 anos de desgoverno.
A pressão aumenta após a divulgação da ata da última reunião do Conselho e Política Monetária(Copom), realizada no dia 21 de junho, que manteve a Selic em 13,75%.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, que conta com a participação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, também reforça a mobilização pela redução da Selic.
Nota de integrantes do Conselhão
É hora de baixar os juros para retomar a atividade econômica, gerar emprego e renda. É urgente uma política monetária adequada. Por conta disso, integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômica Social Sustentável, o Conselhão, representando empresários, trabalhadores e sociedade civil, somam suas vozes para manifestar sua preocupação com a necessidade de o COPOM iniciar o processo de redução da taxa de juros, sem o qual o Brasil não poderá voltar a crescer.
Brasília, 28 de junho 2023