Juca Guimarães
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão, neste ano, se aposentar por telefone. Além disso, ao ligar para o telefone 135, os trabalhadores já saberão o valor do benefício. Eles só deverão ir até o posto para assinar o documento de concessão -ou seja, não será preciso ir à agência e esperar a análise dos dados para saber se têm direito ao benefício ou o valor da aposentadoria.
O sistema deverá ser implantado pelo Ministério da Previdência até o final do ano. De acordo com o Ministério da Previdência, quando o segurado ligar para o central de atendimento 135 para solicitar a aposentadoria, o sistema terá a informação sobre o tempo de contribuição que ele já tem e o valor do benefício.
Se o segurado concordar com as informações, o benefício será concedido a partir daquela data, sem que ele precise sair de casa.
Para saber o tempo de contribuição que o segurado já tem para poder calcular o benefício, o sistema que o INSS está implantando vai utilizar os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) -que já é utilizado atualmente como prova do tempo de contribuição nos procedimentos da aposentadoria em 30 minutos.
Exceções
O sistema não vai computar os registros de quem contribuiu em regime próprio ou de quem trabalhou em condições especiais. Esses segurados terão de apresentar, junto com o pedido da aposentadoria, as provas para a conversão do tempo de trabalho.
Essa mudança faz parte do pacote de melhorias que o Ministério da Previdência está implantando no INSS. Em junho, por exemplo, o INSS deverá avisar, por carta, quem pode se aposentar.
Outra melhoria prevista é a ampliação da rede de agências. Até 2010, serão abertos mais cem postos no Estado de São Paulo em cidades com mais de 20 mil habitantes e que ainda não têm uma agência da Previdência Social.