Com a realização do Comitê das Mulheres, teve início nesta segunda, 3 de outubro, no Centro de Convenções Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, o 2º Congresso da IndustriALL.
As dirigentes metalúrgicas do mundo inteiro foram unânimes em apoiar a decisão de até 2020 se alcançar os 40% de participação da mulher na estrutura da IndustriAll, que por sua vez fará campanhas para que as suas filiadas busquem também garantir esta cota.
“As dirigentes mulheres merecem este espaço maior para terem mais visibilidade em suas representativas ações sindicais em defesa das trabalhadoras e das lutas gerais da classe trabalhadora mundial”, diz a vice-presidente da CNTM, Mônica Veloso, membro da executiva de IndustriALL e único nome indicado para o cargo de presidente do Comitê Mundial de Mulheres da IndustriALL.
Ainda nesta segunda, serão realizadas conferências regionais da África (14h00), América do Norte (15h30) e América Latina (às 16h30) e evento para a Juventude.
A abertura oficial do 2º Congresso da IndustriALL será nesta terça, às 18h00. Miguel Torres, presidente da CNTM, já está presente ao evento, juntamente com uma expressiva delegação de dirigentes metalúrgicos de todo o País que vão participar do Congresso dando ênfase na luta em defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais da classe trabalhadora.
IndustriALL – Fundada em 2012, a IndustriALL conta com mais 600 sindicatos filiados em 140 países, representando 50 milhões de trabalhadores, defende a solidaridade mundial na luta por melhores condições de trabajo e direitos sindicais no mundo todo. A IndustriALL é a fusão de sindicatos internacionais: Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (FITIM), Federação Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores dos setores de Química, Energia, Minas e Indústrias Diversas (ICEM) e Federação Internacional dos Trabalhadores dos setores Têxtil, Vestuáio e Couro (FITTVC).