O deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho, (PDT-SP), presidente da Força Sindical, negociou com o presidente da Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional, senador Vital Rego (PMDB-PB), e com o relator, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), a inclusão no relatório de que o aumento para os aposentados será negociado entre o governo, as entidades de aposentados e as centrais sindicais.
O acordo aconteceu após muita negociação entre representantes dos aposentados e lideranças do Congresso. “Foi um grande avanço, já que constará no texto a obrigatoriedade da negociação”, relata o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.
No texto constará o seguinte: “fica assegurado para o ano 2012 ganho real para o reajuste dos aposentados e pensionistas a ser definido em reuniões conjuntas entre o Governo, as centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados”.
Vale destacar que o deputado Paulinho apresentou emenda ao Orçamento que estabelece aumento real para os aposentados que recebem acima do salário mínimo. A proposta fixa que o reajuste corresponderá a 80% do PIB (Produto Interno Bruto) mais a inflação do período, o que corresponde a 11,7%.
www.fsindical.org.br