O 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes começou nesta quarta-feira, 17 de junho, às 8 horas. Mais de 1.200 delegados sindicais, de 459 empresas, participam deste evento histórico para a categoria metalúrgica, para a classe trabalhadora e para o Brasil.
Miguel Torres, presidente do Sindicato, destaca a importância do evento: “É crucial, neste momento de crise global, os metalúrgicos reunirem-se para debater novas ações em defesa dos direitos trabalhistas, do emprego e do desenvolvimento econômico com geração de renda, cidadania e justiça social”.
João Guilherme, consultor sindical, afirma que a história do Brasil pode ser contada a partir da história da categoria metalúrgica. “O País e o mundo vão estar atentos ao Congresso, pela representatividade e ousadia da categoria metalúrgica. Com a história que o Sindicato tem, com o peso da categoria, e com a vontade unitária do presidente Miguel Torres, o 11º Congresso será um marco para os trabalhadores e para as trabalhadoras, para o movimento sindical e para a sociedade brasileira”.
O presidente da CNTM, Clementino Vieira, que prestigiará o evento, reconhece também neste evento um marco histórico, “não só para os metalúrgicos de São Paulo, mas para todos os trabalhadores metalúrgicos brasileiros na luta por um Brasil melhor”.
Exposição – o 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, em sua abertura nesta quarta-feira, 17 de junho, contou também com a abertura da exposição “Sindicato: ações e conquistas”, com 77 imagens, em referência aos 77 anos de existência do Sindicato que foi fundado em 1932.
O primeiro painel, sobre o tema “Enfrentamento da crise”, será apresentado pelo presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), a partir das 11 horas.
Ainda neste primeiro dia, também
haverá palestras com os seguintes temas:
“Ação Sindical – Saúde e Segurança”, com João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical, e dr. Zuher Handar, médico e consultor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).
“Sindicato, Cidadania e Ação Política”, com Antônio Augusto de Queiroz, jornalista e diretor de documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
“Campanhas Salariais”, com Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese, e João Carlos Gonçalves (Juruna), diretor do Sindicato e Secretário-Geral da Força Sindical.
“Comunicação Sindical”, com João Franzin, jornalista e escritor.
“Atendimento ao Trabalhador”, com Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
O Congresso se estenderá até o dia 19, quando ocorrerão diversas homenagens e a posse da diretoria do Sindicato, eleita no ano passado, sob a presidência de Miguel Torres.
Serviço:
11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
Data: 17, 18 e 19 de junho
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
(rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo)
Assessoria de Imprensa – Telefones (11) 3388.1062 e (11) 3388.1060
site: www.metalurgicos.org.br
Clique aqui e confira a programação completa