Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Começa a campanha salarial dos metalúrgicos de Suzano

Os metalúrgicos compareceram em grande número ao sítio do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, neste domingo (22/08) pela manhã, e deram o pontapé inicial à Campanha Salarial de 2010. Com o aval dos trabalhadores, a partir de agora a Diretoria iniciará a luta por reposição das perdas salariais, aumento real, fim das terceirizações, valorização do piso salarial e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução no valor dos salários.

“Somos 53 Sindicatos dos Metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo e estamos unidos em torno da nossa Federação. Vamos para esta Campanha sabendo o que queremos e não abriremos mão de bons resultados para os trabalhadores. Com sempre, estaremos abertos ao diálogo, mas conhecemos bem a choradeira dos patrões e, caso a negociação fique muito difícil, podemos recorrer à greve”, alertou o presidente do sindicato, Pedro Benites, que comandou a assembléia deste domingo.

Ao lado de diretores do sindicato, Benites falou com os trabalhadores sobre as bandeiras de luta deste ano. A conquista da reposição das perdas é fundamental, segundo ele, para que os metalúrgicos não percam seu poder de compra perante a inflação do período. Já a valorização do piso salarial é importante porque muitos trabalhadores permanecem vários anos recebendo apenas este valor em seus salários.

O presidente reforço também que a diretoria do sindicato irá buscar um aumento real para os trabalhadores: “Sempre que falamos em aumento real, os empresários dizem que estão quebrados e que isso não é possível”, disse. Mas Benites lembrou que a economia brasileira está aquecida, com bons resultados, e as empresas já recuperaram o patamar de crescimento de antes da crise mundial: “Será uma negociação difícil, temos certeza, mas não vamos abrir mão dos direitos dos metalúrgicos”, finalizou.

Por Marco Aurélio Sobreiro
Assessor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano/SP