Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CNTM participa de encontro da rede Schaeffler/Continental

Carlos Albino (CNTM), Marcos Dorneles (Gravataí/RS), Everaldo dos Santos (Osasco) e Manuel Campos (FITIM)

Com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical), a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), o DIEESE e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES), organizaram o 2º Encontro dos trabalhadores na Schaeffler e Continental/VDO.

Evento foi realizado no Gran Hotel Royal em Sorocaba/SP, nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, e debateu, entre outros assuntos, o andamento do setor de autopeças no País e no mundo.

A mesa de abertura contou com as participações de: Carlos Albino, Diretor da CNTM/FS, Valter Sanches, Diretor da CNM/CUT, e Tina Hennecken, Diretora da FES. 

Carlos Albino destacou a importância de os trabalhadores se organizarem em redes como uma grande estratégia sindical e informou que as grandes organizações empresariais também adotaram este modelo para se tornarem mais competitivas.

Helmut Heinrich Alleman, Diretor do IG Metall e representante dos trabalhadores metalúrgicos da Alemanha, falou sobre a atuação internacional do grupo Schaeffler e Continental/VDO e as recentes compras e vendas de ações entre as empresas.

Com presença de representantes sindicais das unidades de Barueri, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Salto, Sorocaba, Manaus e Gravataí, os debates tiveram também exposições dos Técnicos do Dieese, Roberto Anacleto e André Cardoso, sobre: conjuntura econômica, análise dos setores automotivo e de autopeças, nacional, histórico e evolução das empresas, e dos indicadores financeiros do grupo Schaeffler e Continental.

Os trabalhadores das fábricas do Grupo Schaeffler e Continental, instaladas nas mais diversas regiões do Brasil e Europa vão ampliar a comunicação entre si para formularem pautas conjuntas de reivindicações. A decisão foi tomada durante 2º encontro da rede de funcionários dos dois grupos empresariais, que também negociam a fusão entre si.

“Além da estratégia de fortalecer os trabalhos já em andamento, um dos principais objetivos foi à oficialização da criação da rede nacional dos metalúrgicos da Rede Continental que durante o encontro elegeu seus coordenadores”, explica Everaldo dos Santos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

Trabalhadores no Grupo Schaeffler/Continental visitam a sede da Rede Cata-Vida e conhecem a experiência dos catadores de Sorocaba


Como atividade complementar, os trabalhadores no Grupo Schaeffler/Continental, acompanhados de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, visitaram a Divisão Polímeros – Unidade de Beneficiamento do Plástico (PP e PE) da Rede Cata-Vida, no dia 23 de novembro, para conhecer a experiência do Ceadec e da Rede. Durante a visita, os metalúrgicos ainda se informaram sobre os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sobre o perigo da incineração dos resíduos sólidos urbanos.

O representante da Federação Internacional de Trabalhadores na Indústria Metalúrgica (FITIM), Manuel Campos, comentou a importância de levar a experiência do Ceadec e da Rede Cata-Vida para outros lugares. “Tem muitos países sem instrução ainda. Em solidariedade, podemos fazer isso.”

Durante a visita, Helmut Heinrich Alleman, representando o IG Metall da Alemanha, doou o valor de 500 euros (equivalente a 1.140 reais) para a compra de um micro computador a ser utilizado no desenvolvimento das atividades da Divisão Polímeros. “Ficamos muito impressionados. Essas mudanças tiram as pessoas da rua do lixo e dão dignidade”, comentou.

Darci de Oliveira, Catador da Coreso e diretor tesoureiro da Rede Cata-Vida, agradeceu a doação. “Agradeço em nome de todos os Catadores e Catadoras da Rede. Esse computador vai nos ajudar na gestão da Divisão Polímeros, que logo entrará em funcionamento”. A Divisão Polímeros faz parte do Projeto Cata-Vida, organizado pelo Ceadec e patrocinado pela Petrobras, e será inaugurada no dia 13 de dezembro.

Importância do trabalho em Redes Sindicais de Trabalhadores

Para Manuel Campos, representante da FITIM no Brasil, os encontros de redes de trabalhadores têm várias importâncias. A primeira é colocar os trabalhadores em contato uns com os outros para que cada um perceba as diferentes realidades em cada planta, como sistema de trabalho, remuneração, horário etc.

Os trabalhadores acumulam conhecimento para poder verificar suas situações e tomar as melhores decisões comuns e em conjunto. “Antes da organização em redes, os trabalhadores estavam isolados, separados, até competindo uns com os outros, depois disso é possível afirmar: vamos marchar juntos”, diz Manuel. “A rede não concorre com os sindicatos, ao contrário, a rede vai dar autonomia e maturidade aos trabalhadores para que eles fortaleçam ainda mais as suas instituições que são os sindicatos”.

O representante da FITIM acrescenta a importância da comunicação entre os participantes da rede, sobretudo, uma rede de fortalecimento mútuo para se descobrir os interesses em comum e assim lutar por objetivos comuns que resultem em melhorias para todos.

O próximo encontro, marcado para o mês de agosto de 2012, provavelmente deverá ocorrer em Sorocaba – SP

Por CNTM

Edição
Val Gomes

Colaboração
Roberto Anacleto
Técnico do Dieese/CNTM