Por Cláudia Ferreira
No final da tarde desta quinta-feira, 10 de setembro, os Diretores e Delegados de Fábrica da CNH arregaçaram as mangas para iniciar a montagem do Plano de Trabalho dentro da empresa situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O objetivo desta iniciativa é focar na melhoria das condições de trabalho e salário.
A exemplo de reuniões com representantes sindicais de outras das cinco maiores empresas da RMC, os companheiros assistiram a apresentação dos diretores sindicais da Volkswagen de São José dos Pinhais.
Na unidade paranaense da montadora alemã o plano de trabalho já existe faz tempo e serve de bússola para o trabalho sindical no chão de fábrica.
Dentro deste projeto implantado na montadora alemã consta entre outros itens, coordenação dos trabalhos na fábrica, participação nas negociações coletivas e nas reuniões de comitês internacionais de trabalhadores e projetos de cidadania.
“Para ter avanço é preciso que este tipo de trabalho, igual ao executado na Volks faça parte da rotina do representante sindical”, analisou o presidente do SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR), Sérgio Butka, durante a explanação do diretor Marco Antônio da Silva.
A próxima reunião esta prevista para o próximo sábado (19).
Plano de trabalho
A elaboração do plano de trabalho será feita a partir de um calendário levando em conta cada empresa e setor. Diretores e delegados de fabrica estarão reunidos para debater um plano que leve em conta entre outros assuntos as campanhas salariais, a saúde e segurança e a sindicalização nas empresas. “Vamos continuar a estratégia de debater as reivindicações por empresa como tem sido até então e o que garantiu até agora várias melhorias par ao trabalhador”, diz Butka.