Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Clementino Vieira é eleito presidente da CNTM

O ano de 2009 está sendo de fundamental importância para a CNTM. Com destaque para o processo eleitoral, com a formação de uma chapa única, a Chapa 1 -Ampliando Conquistas, que reuniu de forma democrática líderes dos metalúrgicos de todas as regiões brasileiras.

Fotos de Jaélcio Santana

Clementino Vieira, presidente eleito da CNTM

Já no dia 18 de fevereiro tivemos o pleito que elegeu a nova diretoria (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e delegação representativa junto à Força Sindical) e Clementino Vieira presidente para o período 2009-2013. 


Representantes da CNTM elegem a Chapa Ampliando Conquistas

O companheiro Clementino foi eleito por unanimidade pelos 150 delegados reunidos em plenária no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Força Sindical, em São Paulo.


Paulinho, Clementino Vieira e Miguel Torres

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, prestigiou o evento e destacou a liderança do companheiro Clementino Vieira e a importância da presença da CNTM, tanto nas lutas sindicais em defesa da categoria metalúrgica em âmbito nacional e internacional quanto nas ações políticas em defesa dos direitos trabalhistas no Congresso Nacional e do desenvolvimento econômico do País.

O evento foi prestigiado também por João Carlos Gonçalves, o Juruna, Secretário-Geral da Força Sindical, e por Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que presidiram o processo eleitoral.


Juruna, Secretário-Geral da Força Sindical

Plano de Ação


Nova diretoria da CNTM

A nova diretoria, que tomará posse no dia 10 de março de 2009, em Brasília, definiu o seguinte Plano de Ação:

* Unificação Nacional das datas-bases da categoria, rumo ao Contrato Coletivo Nacional de Trabalho.

* Redução da Jornada de Trabalho, sem redução salarial, para a geração de emprego.

* Ratificação da convenção 158 da OIT (contra as demissões imotivadas).

* Novos programas de Qualificação e Treinamento de Dirigentes Sindicais.

* Intensificação de ações por mais segurança e saúde do trabalhador nos locais de trabalho e em defesa das políticas do trabalho decente.

* Mobilização contra as demissões na base metalúrgica, em função dos efeitos da crise financeira global no País, e por contrapartidas sociais que garantam os empregos nas empresas que obtiverem recursos públicos para o enfrentamento e superação da crise.

Ministra Dilma Rousseff prestigia evento

A ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, que ministrou palestra sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a geração de empregos, esteve  presente ao encerramento das eleições da CNTM, às 16 horas, no Auditório do Palácio do Trabalhador, parabenizou Clementino Vieira e a nova diretoria e destacou a importância histórica da categoria metalúrgica para o desenvolvimento do Brasil. 

Para as principais lideranças da Força Sindical e da CNTM, a palestra colaborou com o debate sobre este momento de crise financeira global, fechamento de postos de trabalho em alguns setores econômicos do País e mobilização do movimento sindical em busca de alternativas para enfrentar e superar a crise. 

Assembleia Geral do Conselho de Representantes da CNTM
Um dia antes das eleições (17/2), às 10h00 e às 14h00, a CNTM promoveu (também no Palácio do Trabalhador) Assembleias Gerais do Conselho de Representantes.

Os dirigentes sindicais da CNTM fizeram a leitura e votação do Balanço Financeiro, e demais peças que compõem o Processo de Prestação de Contas do Exercício do ano de 2008, e da Previsão Orçamentária para o Exercício do ano de 2010.

Na ocasião, os representantes da CNTM aprovaram por unanimidade a antecipação do processo eleitoral para o dia 18 de fevereiro de 2009, em São Paulo, e a posse da diretoria para o dia 10 de março de 2009, em Brasília/DF.

Saiba mais:
A CNTM representa 150 entidades sindicais e uma base superior a 1 milhão e 200 mil trabalhadores metalúrgicos.

Leia também:
Dal Prá recebe homenagem dos metalúrgicos de São Paulo 

Confira os nomes que fazem parte da Chapa Única.

Veja mais fotos na Galeria