Charlie Chaplin mudou o mundo do cinema com os famosos filmes ‘Tempos Modernos’ e ‘O Grande Ditador’. A influência do ator, diretor e humorista chega à atualidade e as obras se tornam objeto de estudo no curso de cinema promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí (SP).
Os encontros começam nesta quinta-feira (13), às 19horas, com entrada gratuita, no CineArte, localizado na sede central do Sindicato dos Metalúrgicos.
Serão realizados dois encontros de 2 horas cada, com o encerramento dia 27 de novembro. “Charlie Chaplin é uma referência em arte crítica, que através do humor produz uma reflexão sobre nossa sociedade e as condições da luta de classes no mundo”, relata Jean Camoleze, diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, que irá ministrar as aulas.
O curso interativo busca a reflexão e debate dos alunos a partir da exibição dos filmes. “Neste momento serão debatidas ações ontológicas e de materialismo histórico indicados nos filmes do Charlie Chaplin e que fazem parte de nossa conjuntura atual”, explica Jean.
“Esse curso é mais uma iniciativa que faz parte do projeto Sindicato Cidadão, cujo objetivo é levar mais cultura e lazer para os nossos associados e também para a comunidade na qual estamos inseridos, sempre oferecendo obras feitas a partir do ponto de vista dos trabalhadores”, explica Rose Prado, diretora do Sindicato e coordenadora do CineArte.
Ao final, os participantes recebem um certificado de participação expedido pelo Sindicato dos Metalúrgicos.
Parceria
O curso sobre a obra de Charlie Chaplin dá continuidade à parceria entre a Secretaria de Cultura e o Sindicato dos Metalúrgicos, iniciada com o projeto “Curtas da Casa”, que marcou a inauguração do CineArte dia 30 de outubro. “Esses eventos são resultado da parceria entre o sindicato e a Secretaria da Cultura. Quem sai ganhando é o trabalhador e a população”, salienta Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
Para Jean Camoleze, “a parceria proporciona a criação de um novo espaço de cultura em nossa cidade e do debate, auxiliando na reflexão e produção do conhecimento”.
Para participar do curso sobre a obra de Charlie Chaplin no CineArte é necessária a retirada de ingressos na sede do sindicato, que fica na rua Quinze de Novembro, 240. Mais informações pelo telefone (11) 4527-3100.