Os metalúrgicos de Piracicaba e região foram às urnas nos dias 25 e 26 de janeiro e elegeram com 95,7% de aprovação dos votos, a chapa 1, como a nova diretoria que irá dirigir o Sindicato durante o período (2018-2022). O pleito contou com Chapa única, encabeçada por Wagner da Silveira, Juca.
No total foram apurados 2160 votos, com 73 votos brancos e 24 votos nulos. Durante as eleições, os aposentados votaram na sede do Sindicato e os metalúrgicos da ativa fizeram valer o voto nas fábricas. Ao todo 23 urnas foram distribuídas nas empresas da base como também na sede do Sindicato.
A apuração foi realizada no Clube recreativo da categoria e contou com a coordenação de Cláudio Magrão, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. Segundo Magrão, “O Sindicato se tornou uma referência para todos nós na defesa dos trabalhadores. É um orgulho poder ter contribuído com essa história de sucesso”, destacou.
Estiveram presentes também José Luiz Ribeiro, secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM); Barjas Negri, prefeito de Piracicaba; Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical de São Paulo; João Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados;Fânio Luis Gomes, coordenador regional da Força Sindical; Evandro Evangelista, secretário da Semtre; dentre outros.
Para José Florêncio da Silva, Bahia, que deixará o cargo de presidente em exercício do Sindicato e será 2º vice-presidente, “o trabalho continuará a ser desenvolvido por esta nova diretoria, pois temos o compromisso de continuar nossa luta pelos direitos dos trabalhadores”, destacou.
O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, que atuou como presidente do Sindicato desde 1994, em seu discurso relatou toda a sua história de dirigente sindical, desde o inicio até o momento em que se licenciou. Zé Luiz ressaltou também a importância da luta em defesa dos trabalhadores. “Nossa vida é feita de trabalho e temos que estar à disposição do trabalhador, da mulher, do idoso, do jovem e hoje principalmente dos desempregados. Temos que travar um movimento em defesa do emprego, não dá mais para aceitar trabalhador sendo demitido”, comentou.
O presidente eleito Wagner da Silveira, Juca, agradeceu a participação de todos, destacou a importância de cada diretor como também ao José Luiz Ribeiro, por todos os ensinamentos. Foi surpreendido por uma homenagem realizada por seus familiares e emocionado disse sobre o trabalho que continuará a ser desenvolvido. “O Sindicato trabalha na defesa dos direitos dos trabalhadores e da cidadania, com presença forte nas portas das fábricas, na luta pelo emprego. A diretoria continuará forte e unida, lutando pelo trabalhador”, comentou.
O pleito eleitoral foi conduzido pela comissão integrada por Edison Luis Venâncio e Rivaldo Rodrigues e contou com a participação de mais de 90 dirigentes sindicais de todo o estado de São Paulo, filiados a Federação como Cerquilho, Laranjal Paulista, Santa Bárbara do Oeste, Tupã, Araçatuba, São Paulo, São Caetano do Sul, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, Tatuí, Osasco, Mirassol, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga, Pederneiras, Alumínio, Ribeirão Preto, Leme, Mococa, Ferraz de Vasconcelos, Arthur Nogueira, Marília, Franca, Jaú e Catalão.
De acordo com Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). “Esta diretoria está muito bem representada e este ano vamos continuar juntos e unidos principalmente devido à crise econômica que se instala no país e pelo momento difícil vivido por muitos trabalhadores”, comentou.
A chapa vencedora é composta pelos seguintes nomes: Wagner da Silveira; José Luiz Ribeiro; José Florêncio da Silva;Emerson Antonio da silva; Raimundo Catarino; Manoel Maciel de Castilho; Hugo Liva Junior; João Carlos Ribeiro; Evaldo Marcio Ferezini; Eduardo Luiz Gozzer;Antonio Edison Alcarde;Paulo Afonso de Lima; Gilson Aparecido da Silva;Rodrigo Garavello do Amaral; André Aparecido Barbosa; Francisco Claudemir Lourenço de Assis; Joseval de Jesus Bonfá Miano;Juraci Góes; Ademir Mendes da Silva;Gilberto Luis Christofoletti; Ademir Marcio dos Santos;Ronaldo Nunes Ramalho;José Benedito da Cunha;Maria Inês Schiavolin; Denis Mota Alves;Carlos Roberto Pereira dos Santos;Esmair Giovanetti;Luis Augusto Sotopietro;Carlos Donizete Ribeiro; Elirio Oriani.
Erica Veríssimo
www.metalpiracicaba.com.br