Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo completa 80 anos

Os 80 anos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), comemorados em 2008, celebram um período de lutas e conquistas, de trabalho ético e árduo na defesa dos interesses não apenas da indústria paulista, mas do nosso País.

Pioneiro na industrialização brasileira, no início do século passado, São Paulo precisava de um impulso em meio às dificuldades com as exportações, reflexo do pós-guerra. Neste momento, nasce o Ciesp com o objetivo de comandar a abertura do mercado para as empresas brasileiras. Naquela época, o estado contava com 4.500 indústrias, a grande maioria delas instalada na capital.

Com o passar dos anos, tal cenário se inverteu. Hoje, das quase 80 mil indústrias paulistas, o interior abriga mais de 70% e é responsável por 80% dos empregos gerados pelo setor. Alinhada a este processo, a atenção do Ciesp voltou-se para o interior e ajudou a desenhar as bases para consolidar a região, cujo Produto Interno Bruto (PIB) supera em mais de 10% o de muitos países, como, por exemplo, o Chile.

Somos hoje 42 diretorias regionais, municipais e distritais distribuídas em dez macrorregiões. O escopo de trabalho também se intensificou: o Ciesp é – ao lado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Roberto Simonsen (IRS) – o grande indutor de produtividade e competitividade das nossas empresas.

Com o Ciesp, cumprimos um papel determinante na construção e desenvolvimento deste que é um dos maiores parques industriais das Américas. Para se ter uma idéia do quadro que ajudamos a compor, a manufatura paulista é responsável por mais de 40% do PIB estadual.

Além disso, São Paulo responde por algo em torno de 35% do PIB nacional e é o maior centro industrial, comercial e financeiro da América do Sul. Fiel ao ideal que sustentou a chama de uma geração pioneira, o Ciesp conserva o mesmo espírito de sua criação, traduzido no visionário discurso de seu fundador Roberto Simonsen, durante a inauguração de nossa primeira sede.

“O aumento da capacidade de consumo do País”, disse ele, “representará a abertura de um formidável mercado para os industriais brasileiros. O consumo e a produção, crescendo harmonicamente, aumentarão a riqueza e trarão o engrandecimento e o bem-estar e a tranqüilidade de sua população.”

Naquele momento, era lançado um desafio aos industriais, aos quais caberia protagonizar o empreendedorismo e o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. Um desafio conquistado, embora ainda não encerrado. Interlocutor das indústrias, a instituição é a grande incentivadora da produção, da educação e da qualificação técnica dos trabalhadores. E a cada dia revigora suas ações com excelência.

Apenas no primeiro semestre de 2008, o número de cursos oferecidos pelo Ciesp cresceu em 20% em relação ao ano passado. São mais de 200 temas, a maioria deles voltada às micro e pequenas empresas.

Neste ano de 2008 não se comemora apenas mais um aniversário, mas, isto sim, a trajetória de sucesso de uma entidade de classe prestadora de serviços ao industrial e às mais distantes comunidades paulistas.

Acima de tudo, celebramos a significativa importância da ação firme das lideranças de cada Diretoria Regional, Municipal e Distrital do Ciesp para consolidar o parque industrial paulista, cuja participação na produção brasileira dobrou de aproximadamente 15% nos anos 70, para 30% no início desta década.

Na certeza de que o triunfo do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, e em especial do interior paulista, em um esforço que caminha junto com o da Fiesp, desejamos que essa parceria de sucesso seja comemorada por muitos outros 80 anos – pelo bem de São Paulo e do Brasil.

Gazeta Mercantil