Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Movimento Sindical

Centrais Sindicais realizarão 7ª Marcha a Brasília

A Força Sindical e as centrais CUT, CTB, Nova Central, UGT e CGTB decidiram nesta quarta-feira, 23 de janeiro, em reunião realizada na sede da CUT, em São Paulo, realizar a 7ª Marcha a Brasília. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional e o governo federal e aprovar as reivindicações da pauta trabalhista. Um documento político, contendo as propostas da classe trabalhadora, será entregue no dia 6 de março, com uma grande manifestação em Brasília.

Miguel Torres, vice-presidente da Força Sindical e presidente da CNTM, informa que a marcha será uma ação forte do movimento sindical unificado e dos movimentos sociais. “Mostraremos a força do sindicalismo e do movimento social, fazendo com que as reivindicações dos trabalhadores tornem-se prioridade, tanto para o Congresso Nacional quanto para o governo, para beneficiar o povo brasileiro e o desenvolvimento econômico do País”.

As centrais sindicais reafirmam as seguintes bandeiras de luta:

• Fim do Fator Previdenciário

• Política nacional de valorização das aposentadorias

• Redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, para gerar emprego, qualidade de vida e segurança e saúde nos locais de trabalho

• Destinação de 10% do PIB para a Educação e 10% para a Saúde

• Regulamentação da Convenção 151 (direito de negociação e greve do funcionalismo público) e ratificação da Convenção 158 da OIT (contra a demissão imotivada)

• Reforma agrária com assentamentos

• Mudança na política macroeconômica

No próximo dia 4 de fevereiro as centrais sindicais voltarão a se reunir para definir detalhes da Marcha (horário, trajeto e ordem das ações).

Fontes: www.fsindical.org.br e www.metalurgicos.org.br
Foto: Jaélcio Santana