Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Centrais sindicais fazem hoje passeatas contra demissões


da Folha de S.Paulo
com Folha Online

As centrais sindicais convocaram para esta segunda-feira uma manifestação contra as demissões e a crise global. A expectativa é que o ato reúna 10 mil pessoas.

Em São Paulo, o encontro começou por volta das 10h, em frente à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na avenida Paulista, na pista sentido Consolação. Em seguida, a passeata seguirá até a Bolsa de Valores de São Paulo.

O “Ato Internacional Unificado contra a Crise”, que acontecerá também em outros Estados, foi convocado por organizações sindicais.

O ato reivindica redução dos juros, defesa dos direitos trabalhistas, investimento em políticas sociais e redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

“Temos uma pauta imensa contra a crise, mas que se resume na palavra de ordem: defesa do emprego e redução dos juros”, disse, em nota, Antonio Carlos Spis, membro da executiva nacional da CUT. Além das centrais sindicais (Força Sindical, CUT, CGTB, Nova Central, UGT e CTB), a manifestação terá a presença de movimentos sociais e estudantis.

O secretário-geral da UGT, Canindé Pegado, afirma que “os trabalhadores não pagarão pela crise”.

Os outros Estados com protestos são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.