DCI
SÃO PAULO – Em ações feitas para minimizar o desemprego entre jovens, a cidade de São Paulo busca melhorar a qualificação dos trabalhadores com programas como o Projovem. O projeto ganhará, ainda, novos cursos a partir de agosto de 2010 e têm como principal objetivo qualificar trabalhadores em áreas como alimentação, administração, computação, comércio e telecomunicação. Os cursos darão auxílio financeiro e outros benefícios para os jovens que estiverem sem emprego.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um em cada cinco jovens no mundo não tem emprego, totalizando 88 milhões de pessoas, número que representa 40% dos desempregados do planeta. No Brasil, o número chega a 45% dos jovens entre 16 e 24 anos que estão desempregados no País, em um total de 3,5 milhões de jovens sem emprego.
O Brasil também é o segundo país com mais dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, atrás apenas do Japão, segundo um estudo feito em grupo por 36 países. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revelou que há escassez de trabalhadores qualificados em setores como comércio, alimentação, alojamento, construção civil e outros.
PanoramaBrasil