Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Capitais geram mais empregos que municípios, divulga MTE

Foram mais de 97 mil vagas nas capitais e entorno, contra 77.184 do interior das nove regiões analisadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

O mês de agosto teve um sabor especial este ano para as nove áreas metropolitanas do País. É que a criação de 97.298 postos de empregos celetistas garantiu o melhor resultado da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, para o período. Em nenhum dos outros meses de 2008 as regiões das capitais tiveram resultado superior ao do interior. Em agosto, o interior do país gerou 77.184 vagas.

“Esse resultado menor no interior se deve ao período de entressafra agrícola destas regiões”, destacou o ministro, durante coletiva de imprensa para anúncio dos dados do Caged.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, as regiões metropolitanas geraram 609.793 postos com carteiras assinadas – 162.986 contratações a mais que o acumulado para o mesmo período do ano passado – e taxa de crescimento de 5,06%. O interior segue levando a melhor entre janeiro e agosto de 2008: foram 855.978 vagas celetistas, alta de 8,01%.

À frente do quadro de geração aparece a Grande São Paulo e suas 49.980 vagas. Valor que supera em 14.481 postos o saldo do mesmo período do ano passado. Vale ressaltar que apesar de cada mês apresentar particularidades na criação de empregos, o número registrado neste levantamento mostra-se como o melhor resultado, desde o início do ano, para a área metropolitana do estado.

Ênfase também para a Grande Belo Horizonte que respondeu pela contratação formal de 12.170 trabalhadores – 6.395 a mais que em julho deste ano e quase dois mil postos extras se comparado a agosto de 2007. Já a área metropolitana do Rio de Janeiro criou 11.955 vagas, as quais representaram um aumento de 4.869 postos sobre o saldo do mesmo período do ano passado.  

Na Região Sul do País a maior contratante foi a Grande Curitiba, que assinou 6.266 carteiras de trabalho. Enquanto na Região Nordeste o destaque ficou por conta da área metropolitana de Fortaleza e suas 4.866 vagas criadas.

Interior dos estados

Com participação significativa no total de vagas criadas, o estado de São Paulo foi responsável pela contratação de 33.612 trabalhadores em agosto; 9.562 a mais que o saldo apresentado no mesmo período do ano passado. Seguido pelo interior do Paraná, que registrou saldo de 8.429 postos.

Porém, é importante ressaltar a participação de Pernambuco neste levantamento. Embora tenha aparecido como o terceiro estado contratante entre os nove analisados, as 8.840 carteiras de trabalho assinadas representam quase o dobro de vagas geradas em agosto de 2007.

Além disso, o desempenho deste mês de agosto foi o melhor apresentado pelo estado desde o início do ano e ajudou, inclusive, a aumentar o saldo do acumulado compreendido entre os oito primeiros meses, em relação ao mesmo período de 2007.