Nivaldo Honório
Francisco Sales, Chiquinho, Vice da Federação e um dos coordenadors da Campanha Salarial 2008
O vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico do Sindicato, também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região, informou que 90% dos acordos salariais da campanha de 2008 já estão praticamente fechados com o setor patronal.
Já estão fechados os acordos com os seguintes grupos patronais: Grupo III (Sindpeças, Sindforjas e Simpa). Grupo XIX-III (Sindmaq, Snaees). Grupo Fundição (Sicetel, Sindratar, Simefro, Siamfesp, Sincel, Siescomet, Sinafer, Sibapem) e Grupo Sinsider e Sindfupi.
Ainda estão em aberto as negociações com os grupos X (Sindlux, Sindisuper, Sinaemo, Sifumesp, Sindmec, Simbe e Siemesp) e Sindimotor.
As cláusula sociais, sindicais e jurídicas da convenção em vigor serão prorrogadas por mais um ano.
“Temos que levar em consideração o contexto de crise que estamos passando. Negociar neste panorama requer muito bom senso para deixarmos bem claras quais são as nossas prioridades. E todas elas refletem a nossa preocupação de valorizar o salário dos metalúrgicos, pois os trabalhadores não devem pagar o ônus da crise financeira”, disse.
A plenária reuniu mais de 120 sindicalistas de 54 sindicatos de todo o Estado, representando em torno de 800 mil metalúrgicos paulistas. Nesta plenária, Chico do Sindicato fez uma explicação detalhada da campanha salarial de 2008, e de como as negociações estavam sendo conduzidas.
(Bira Mariano)
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa
Gestão de conteúdo do site CNTM: Val Gomes (11) 3388-1060