Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

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Campanha Salarial 2010: muito mais aumento

Começou a Campanha Salarial dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

A Campanha deste ano reivindica a reposição das perdas inflacionárias (referente ao período dos últimos 12 meses), aumento real, valorização do Piso profissional, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais (sem redução salarial), saúde e segurança, fim das terceirizações e incentivo à qualificação profissional.
Evidente que todos esses temas são fundamentais a todos os trabalhadores. Mas, a Campanha representa muito mais do que repor perdas, uma vez que também é o momento em que configura um avanço na distribuição de renda no País.
Como vem sendo divulgado na imprensa, o Brasil retomou os níveis de produção do pré-crise e cresceu consideravelmente, principalmente no setor metal-mecânico.
Ao mesmo tempo em que a Economia brasileira se consolida como a oitava potencial mundial, por outro lado, estamos entre os piores quanto à distribuição de renda.
Diante desse quadro desigual, agora é a hora dos empresários, aqueles que discursaram sobre um Brasil melhor e com oportunidades para todos, fazerem a sua parte na Campanha Salarial, no sentido de um país mais justo e com menos desigualdade social.

Edison Venâncio é Secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e Secretário de Relações Internacionais da CNTM