Araquari fica próxima de cinco portos e de polo metalomecânico
Folha de S.Paulo
DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA
Araquari, cidade que abrigará a sede da primeira fábrica da BMW na América Latina e primeira a montar carros de luxo no país, tem como sua principal característica a localização estratégica, de acordo com o governo estadual e a prefeitura.
A cidade, a 185 quilômetros de Florianópolis, é próxima de cinco portos: Paranaguá (PR), São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes e Itajaí (SC). Segundo a prefeitura, o terreno escolhido para a instalação da nova fábrica fica às margens da BR-101, com fácil acesso à BR-280.
A unidade, confirmada ontem oficialmente, terá um investimento de mais de € 200 milhões (cerca de R$ 530 milhões) e potencial de produzir 30 mil veículos por ano -1,7% do total da produção da BMW em 2011.
O início da construção está previsto para o próximo semestre. É esperada a geração de mil empregos diretos.
Segundo a prefeitura, as negociações com a BMW começaram há um ano e meio.
Antes, o governo de Santa Catarina diz que chegou a apresentar ao menos outras dez opções de cidades para instalar a fábrica, que terá incentivos fiscais do Estado.
Na disputa, Araquari também ganhou força por estar na divisa com Joinville, cidade considerada o polo metalomecânico do Estado.
“Há muita mão de obra especializada por aqui”, diz o prefeito de Araquari, João Pedro Woitexen (PMDB), que também cita a forte presença de descendentes alemães na região -o que corresponde à história da empresa.
As peças da BMW não serão produzidas no país, mas a montagem dos veículos será inteiramente feita na fábrica catarinense -o que envolve as etapas de produção da carcaça, pintura e montagem.
Os primeiros carros serão produzidos até o fim de 2014. Segundo o governo do Estado, a unidade vai produzir os modelos Sedan Série 3, Hatch Série 1 e X1 Crossover.