Paulinho e Pedro Benites
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, Pedro Benites, assumiu no dia 10 de março uma vaga na diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), com sede em Brasília. A nomeação é um reconhecimento ao bom trabalho realizado por Benites à frente do sindicato suzanense, que vem conquistando bons resultados em seus 17 anos de existência, tanto em infraestrutura para os associados como nos resultados das negociações salariais.
A CNTM congrega todas as Federações de Metalúrgicos do Brasil e tem papel estratégico na definição da linha de atuação dos sindicatos para a defesa dos interesses dos trabalhadores. Benites continuará exercendo normalmente o cargo de presidente do sindicato suzanense, porém, terá mais espaço para participar das decisões que afetam os metalúrgicos.
“Vou manter o compromisso que sempre tive com a categoria, que é o de lutar pela ampliação de direitos dos trabalhadores”, frisou.
RESPEITO – No meio sindical, Benites é conhecido por sua capacidade de negociação e liderança. Ao lado da diretoria do sindicato suzanense, ele conseguiu fechar no Unal de 2008, por exemplo, um dos melhores acordos salariais de todo o Estado de São Paulo. Os metalúrgicos da cidade conquistaram aumento salarial de 11,10% e abono de 33,30%, enquanto o reajuste dos demais grupos de negociação Ucou na casa dos 10,5% e o abono permaneceu entre 28% e 30%. Os números tiveram boa repercussão na imprensa e no meio sindical.