Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Belo Horizonte (MG): Congresso da Força Sindical reúne ministro do Trabalho, vice-governador, prefeito e sindicalistas

Escrito por Assessoria de Imprensa da Força Sidical-MG     

 


Paulinho, presidente da Força Sindical Nacional estará presente no evento

 

A Força Sindical de Minas Gerais realiza nesta sexta-feira, 29, seu Congresso Estadual, a partir das 8h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida João Pinheiro, 495, centro de Belo Horizonte. O evento, que reunirá os sindicalistas ligados à central, contará com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do vice-governador mineiro, Antônio Anastasia, do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e do deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho).

 

Um dos objetivos do evento é discutir os sete itens da Pauta Trabalhista, entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), na última semana. As centrais sindicais, apoiadas por seis partidos políticos, pedem a votação imediata de projetos prioritários, como a redução da jornada de trabalho de 44h para 40h e a aprovação da lei de valorização do salário mínimo, assuntos de grande interesse e impacto na vida dos trabalhadores. (confira os itens abaixo)

 

“Mais do que definir questões organizativas da central, o evento tem como objetivo discutir assuntos de interesse do trabalhador. Nossa prioridade é protegê-lo contra empresas que se aproveitam da crise para demitir involuntariamente, que pensam mais na margem de lucro do que no empregado”, afirmou o presidente da Força Sindical-MG, Rogério Fernandes.

 

O Congresso, que contará com palestras sobre os impactos da crise mundial nas bases, servirá também para definir a posição de Minas Gerais no 6º Congresso Nacional da Força Sindical, que acontecerá de 29 a 31 de julho, em Praia Grande (SP).Também estará em pauta assuntos internos, como agenda, posicionamento sindical e a eleição da nova Direção Executiva.

 

Crescimento – Desde a regulamentação das centrais sindicais, no ano passado, a Força Sindical-MG cresceu acima da média, saltando de 54 entidades filiadas para mais de 170. “Esse crescimento é atribuido à conscientização das lideranças de que não é mais possível um sindicato agir de forma caseira, sem atacar problemas tratados em nível nacional, que dependem de mobilização global”, afirmou Rogério.

 

Entenda a Pauta Trabalhista – Seis centrais sindicais (Força Sindical, CGTB, CTB, CUT, UGT e NCST) e seis partidos (PcdoB, PDT, PSB, PT, PTB e PV) estiveram reunidos com Michel Temer, em 21 de maio, pedindo que o Congresso coloque em votação os itens da Pauta Trabalhista, agenda definida pelas 12 entidades.

São eles:

 

Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a carga horária máxima semanal de 44 para 40 horas e aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%.


Votação do substitutivo do relator, deputado Pepe Vargas (PT-RS), ao projeto que acaba com o fator previdenciário.


Aprovação do Projeto de Lei que estabelece a política de valorização do salário mínimo.


Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição  (PEC) que expropria as propriedades rurais onde houver o trabalho escravo.


Aprovação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre negociação coletiva no serviço público.


Aprovação da votação que trata da terceirização de serviços.


Aprovação de uma lei que proíba a demissão imotivada, nos termos da Convenção 158 da OIT.


Veja a programação completa do Congresso da Força Sindical-MG

 

Agenda:

Congresso Estadual da Força Sindical de Minas Gerais

Data: 29 de maio

Horário: a partir das 8 horas

Local: Câmara de Dirigentes Logistas (CDL)

Endereço: Avenida João Pinheiro, 495, centro de Belo Horizonte