O Banco do Brasil anunciou medidas emergenciais para apoiar brasileiros residentes no Japão, cidadãos da comunidade japonesa no Brasil, bem como funcionários da instituição que atuam naquele país, afetado por terremoto e tsunami na última semana.
Segundo nota divulgada pelo BB, as medidas são as seguintes: isenção da cobrança de tarifa de liquidação das remessas enviadas para clientes do BB (pessoas físicas) que estiverem nas províncias atingidas pelos desastres; isenção da cobrança de tarifa de envio de remessas para os clientes do BB no Japão (pessoas físicas) realizadas por meio de agências do BB no Brasil; disponibilidade das agências do BB no Japão para coleta de alimentos e peças de vestuários, em cooperação com organismos não-governamentais; e atuação conjunta com a Embaixada e consulados do Brasil, além de entidades não governamentais, para viabilizar auxílio médico, psicológico e outros necessários às famílias brasileiras.
O BB possui sete unidades (4 agências e 3 subagências) no Japão. Segundo a instituição, todas estão em funcionamento, embora duas delas contingenciadas pelo racionamento de energia. Em Tóquio, o horário de atendimento está iniciando às 10h, em vez das 9h. Nas agências atuam 164 colaboradores, entre eles 11 funcionários expatriados.
O BB iniciou as atividades no Japão em 1972, com sua agência em Tóquio. Hoje, possui 125 mil clientes. As quatro agências ficam em Tóquio, Hamamatsu, Nagoia e Gunma e as subagências em Ibaraki, Nagano e Gifu. A maior parcela dos clientes do Banco do Brasil no Japão é de brasileiros (88%).