Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Bancários: passeata e ato na Esplanada mostram vigor da greve no DF

Categoria faz assembléia hoje em todo País, com indicativo de greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (8)

Os bancários de Brasília demonstraram, nesta segunda-feira (6), que entram para a segunda semana de greve com as energias renovadas e com disposição total para luta em defesa de suas reivindicações. A paralisação mantém-se forte em todos os bancos, por todo o Distrito Federal.

Além de segurarem a greve em ritmo crescente, com piquetes e protestos nas portas dos bancos, cerca de três mil trabalhadores fizeram passeata do Setor Bancário Sul até o Ministério da Fazenda para cobrar do Governo que oriente os bancos públicos a mudarem de postura nas negociações.

A passeata saiu por volta das 15h, passando pela rodoviária do Plano Piloto. O protesto foi encerrado com assembléia da categoria em frente ao Ministério. Os grevistas decidiram intensificar o combate à intransigência dos banqueiros e marcaram nova assembléia para hoje (7), às 18h, no SBS.

Ofício ao ministro da Fazenda

No calor do protesto dos bancários em frente ao Ministério da Fazenda, dirigentes do Sindicato entregaram ao subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Alex Borba dos Santos, ofício destinado ao ministro Guido Mantega.

O documento solicita orientação às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica para que estas empresas façam valer seu peso na Fenaban. “Por serem os maiores e mais influentes bancos públicos, os mesmos podem pressionar a Fenaban com vistas ao avanço das negociações com o Comando Nacional dos Bancários”, diz o texto.

O ofício ressalta ainda que a principal reivindicação é aumento real e cobra atendimento à reivindicação de PLR feita pela categoria – veja aqui a íntegra do ofício.

Participaram do encontro com o subsecretário o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, e os diretores Eduardo Araújo e Raimundo Félix.

Assembléias por todo País

Todos os sindicatos realizam assembléias hoje (7), com indicativo do Comando Nacional dos Bancários de greve por tempo indeterminado. Isso significa que, a partir desta quarta-feira (8), a luta contra o descaso e a super-exploração dos bancos passa a contar com a força total da categoria.

Já estão em greve, além dos bancários do Distrito Federal, os de Salvador, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Sergipe, Goiânia, Bauru (SP), e Irecê (BA).

Os bancários de Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, cidades do Rio Grande do Sul, estão em greve só na Caixa. (DIAP com Sindicato dos Bancários do DF)