O grupo especial conjunto, formado pela FITIM, ICEM e FITTVC se reuniu no Japão para examinar o processo de unificação dos trabalhadores industriais do mundo em uma só federação sindical internacional
Divulgação FITIM
Representantes dos trabalhadores metalúrgicos, químicos e do setor têxtil, reunidos em Tóquio
Quarenta e um delegados, representando a Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM), a Federação Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias Químicas (ICEM) e a Federação Internacional dos Trabalhadores no ramo Têxtil (FITTVC), se reuniram entre os dias 8 e 9 de fevereiro em Tóquio para a terceira reunião de um grupo especial criado pelos órgãos diretivos das três federações mundiais.
O grupo recebeu o mandato do Comitê Executivo da FITIM, em junho de 2010, para examinar o projeto político, as estruturas, as finanças e um possível calendário para unir 50 milhões de trabalhadores representados pelas três organizações em apenas uma federação sindical internacional.
Os membros do grupo especial de cinco continentes confirmaram as razões para criar uma só voz dos trabalhadores industriais do mundo e uma forte força de contraposição às principais empresas multinacionais. Os sindicatos desejam destacar a função da indústria manufatureira como locomotiva das economias nacionais e como criadora de empregos de qualidade com condições de trabalho decentes e respeito aos direitos sindicais.
Divulgação FITIM
Grupo de trabalho discute a criação de um novo sindicato global |
O grupo especial tomou conhecimento dos informes dos grupos de trabalho sobre estatutos e finanças e discutiu em detalhes a adoção de decisões e as estruturas regionais e setoriais de uma possível nova federação sindical internacional. O grupo especial decidiu reunir-se novamente em 5 de maio em Frankfurt (Alemanha), para terminar uma proposta aos Comitês Executivos das três organizações.
O processo discutirá também em conferências regionais da FITIM este ano. Caso consigam chegar a um resultado aceitável para os trabalhadores metalúrgicos do mundo, o Comitê Central da FITIM, que se reunirá em 7 e 8 de dezembro pode decidir pela convocação de um Congresso extraordinário em 2012. É esperado que os órgãos correspondentes da ICEM e da FITTVC tomem decisões similares.
Fonte: FITIM, tradução de Valter Bittencourt – Imprensa CNM/CUT
Imagens relacionadas a esta notícia:
|