Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Avançam as ações da Rede Caterpillar da FITIM

Membros do Grupo Diretivo da Caterpillar da FITIM da Alemanha, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido reuniram-se em Chicago (EUA), nos últimos dias 30 e 31 de março, para dar continuidade ao trabalho sindical iniciado no ano passado em Grenoble (França).

A reunião foi realizada após o sindicato norte-americano UAW concluir com êxito um novo contrato de seis anos para cerca de 9.500 trabalhadores da Caterpillar em sete unidades dos Estados Unidos. Os negociadores do UAW acreditam que a criação da Rede propiciou a realização deste acordo sem a necessidade de greve.

Os participantes também relataram os resultados da negociação e as relações de trabalho em seus respectivos países, ressaltando especialmente a necessidade de melhorar as perspectivas de emprego e benefícios para os trabalhadores, pois a Caterpillar se recupera da crise econômica mundial.

Conforme as diretrizes elaboradas após a reunião inaugural da Rede, foi constituído formalmente um Grupo Diretivo, e eleito presidente Dennis Williams, secretário tesoureiro do UAW. Além disto, todos os sindicatos participantes se comprometeram a adotar as medidas necessárias para fomentar o intercâmbio regular de informação e proporcionar ajuda de solidariedade mútua quando for preciso.

Como resultado das discussões, a Rede aprovou um plano de ação para avançar, que compreende os seguintes objetivos:

• Criação de um espaço no site da FITIM dedicado à Rede Caterpillar.
• Realização de um levantamento da situação do emprego nas unidades mundiais da Caterpillar. Os dados coletados serão usados ​​na campanha da FITIM contra o trabalho precário.
• Acompanhamento e vigilância da evolução da negociação coletiva nas unidades da Caterpillar.
• Esforços para manter contato com sindicatos da Caterpillar que ainda não fazem parte da Rede, como por exemplo o da Índia.
• Reunião de informação sobre capacitação e saúde e segurança no trabalho nos diversos países, com objetivo de formular uma política comum.
• Iniciação de um diálogo construtivo com a direção da empresa para o reconhecimento da Rede.

O Grupo Diretivo se reunirá de novo no início de 2011 para avaliar os progressos destes objetivos e tomar medidas para ampliar a eficácia da Rede e reforçar ainda mais os sindicatos e os trabalhadores da Caterpillar.

Em suas observações finais aos 30 delegados reunidos em Chicago, Dennis Williams expressou o consenso do Grupo Diretivo de que o desenvolvimento de uma rede forte e ativa irá fortalecer os trabalhadores sindicalizados da Caterpillar em todo o mundo para conquistar melhores salários, benefícios, condições de trabalho e segurança no emprego.

Como membro do Grupo Diretivo, o afiliado australiano à FITIM, AMWU, participou por teleconferência, e o afiliado japonês, CJ da FITIM, contribuiu com propostas escritas ao desenvolvimento e funcionamento da rede, por não poder comparecer devido aos dramáticos acontecimentos no Japão. A reunião foi acolhida pelo UAW e contou com o apoio da Friedrich Ebert Foundation (FES).

Por Anne-Marie Mureau
www.imfmetal.org
em 4 de abril de 2011

Matéria traduzida por Val Gomes, jornalista da CNTM/Força Sindical
www.cntm.org.br
em 6 de abril de 2011