A audiência realizada na tarde desta sexta-feira (26), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Belo Horizonte, terminou sem um acordo entre Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga – Sindipa e a Usiminas.
Diante do episódio, o desembargador José Eduardo de Resende Chaves Junior, determinou a convocação da diretora de Recursos Humanos da siderúrgica, Denise Brum, para uma nova audiência de conciliação no próximo dia 4 de março, quinta-feira, às 10h, na capital mineira.
De acordo com o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, a empresa permanece com o intuito de não negociar no Tribunal. “A Usiminas radicalizou, mais uma vez, intransigentemente, se negaram a fazer um acordo que atenda as expectativas da categoria metalúrgica”, afirmou. Ainda conforme o sindicalista, o Sindipa continua aberto às negociações e não irá abrir mão dos direitos dos metalúrgicos.
Luiz Carlos Miranda, presidente do Sindicato
e diretor de Relações Públicas da CNTM
Proposta aprovada
A proposta elaborada pelo TRT foi colocada em apreciação dos trabalhadores durante assembléia realizada no dia 10 de fevereiro, na sede do sindicato. Na oportunidade, cerca de 300 metalúrgicos aprovaram com 74% dos votos a proposta do judiciário que prevê: aumento real de 2,5%; abono salarial de R$ 900, compensadas eventuais antecipações e manutenção das conquistas anteriores.
Por CRISTIANO MAGALHÃES
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA/MG
www.sindipa.org.br