A solenidade de fundação da entidade aconteceu no Clube de Campo dos Metalúrgicos e reuniu cerca de 2 mil pessoas.
Os metalúrgicos aposentados da região contam a partir de agora com uma entidade de classe exclusiva. Em solenidade realizada na manhã de sábado (7), que contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas, foi fundada oficialmente a AMA – Associação dos Metalúrgicos Aposentados.
Na avaliação do presidente do sindicato, Eliseu Silva Costa, o número de participantes da cerimônia de fundação, no nosso Clube de Campo, mostra que a entidade já nasceu grande. “Sem dúvida, tivemos um número muito expressivo de presentes, o que mostra que a AMA nasceu com força”, avaliou.
Num primeiro momento, a AMA surge como um braço do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, que será o responsável pela direção da entidade. “A primeira diretoria da AMA, composta por 16 membros, será composta por diretores do próprio sindicato e terá mandato até outubro de 2012, ou seja, dois meses antes do término do atual mandato desta diretoria. Aí então será realizada uma eleição para escolher a nova direção da associação”, explicou o presidente do sindicato.
De acordo com ele, esta era uma antiga reivindicação dos metalúrgicos aposentados, que já contam, há anos, no sindicato, com um departamento especialmente voltado a eles. “Nosso departamento de aposentados funciona há vários anos, prestando serviços mais voltados ao esclarecimento de questões previdenciárias, e sempre recebemos solicitações para criar a AMA, como já existe em muitas cidades do Brasil, para que os aposentados possam organizar atividades, viagens, bailes, enfim, ter uma atuação específica para eles”, esclareceu.
Segundo o presidente, a partir de agora, a nova entidade começa a se estruturar para, no futuro, ter, inclusive, sua sede própria. “Esse é um dos objetivos, mas nesse primeiro momento começaremos a organizar atividades e colher sugestões. Nosso objetivo é esse, trabalhar pelos metalúrgicos aposentados, que sempre apoiaram o sindicato e, agora, chegou a hora de retribuirmos a eles essa confiança”, arrematou.
TEXTO: JAMILSON TONOLI
FOTOS: LÉO GÓES
Acesse o site www.metalurgicosjundiai.org.br