Foto: Romulo Magalhães
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizou quarta (27) à noite assembleia geral, a fim de aprovar a pauta da categoria na Campanha Salarial deste ano. A data-base é 1º de novembro. Os trabalhadores aprovaram a luta por aumento real, manutenção dos direitos previstos nas Convenções Coletivas e apoio às ações e mobilizações nas fábricas.
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destaca: “Vamos mobilizar a categoria antes que a reforma trabalhista entre em vigor, em 11 de novembro. Se não agirmos e a nova lei começar a valer, podemos perder direitos conquistados ao longo dos anos de lutas da classe trabalhadora”.
O economista Rodolfo Viana, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), alerta: “No grupo Sindipeças, o Piso definido na Convenção Coletiva é de R$ 1.793,00. Com a reforma, os patrões poderão demitir e contratar o funcionário pelo salário mínimo. Dá até R$ 820,00 a menos”.
Plenária – Sindicalistas de categorias da indústria, com data-base no segundo semestre, de várias Centrais, participam amanhã (29) de plenária nacional contra a perda de direitos e para fortalecer ações conjuntas nas campanhas salariais. Será das 9 às 14 horas, no CMTC Clube, em São Paulo.
Imprensa: João Franzin e Titico
www.metalurgico.org.br