Jaélcio Santana
José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos
Por José Pereira dos Santos
Entre os trabalhadores é e sempre foi muito forte a idéia da unidade. Já nas direções, devido à variedade de orientações políticas e sindicais, nem sempre foi possível uma unidade efetiva e concreta.
Mas, justiça seja feita, o esforço em buscar essa unidade sempre existiu entre as lideranças do sindicalismo. E, melhor ainda, esse esforço tem crescido e obtido resultados reais.
Entre os metalúrgicos, a unidade é um fato real, que tem avançado. Observe que a eleição dos metalúrgicos da Capital terá chapa única, com apoio de todas as Centrais. Em Osasco, a Chapa 1 também tem apoio de todas as Centrais, consolidando essa unidade necessária e fundamental.
A preparação da 5ª Marcha a Brasília também tem mostrado muita maturidade e união das Centrais e Confederações. E essa unidade será mostrada, na prática, por milhares de manifestantes que ocuparão a Capital Federal, dia 3 de dezembro, em defesa do emprego, do desenvolvimento e por mais justiça social.
Neste momento de crise no capitalismo mundial e de ameaça às conquistas trabalhistas, nossa unidade será, mais uma vez, fundamental. Ela vai ser, ao mesmo tempo, nossa arma para resistir aos ataques do grande capital e meio de reafirmar nossos princípios e conquistas.
Viva a unidade do movimento sindical, em prol dos trabalhadores e em defesa dos interesses do povo brasileiro.
José Pereira dos Santos é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação da Força Sindical
Leia também:
Segurados do INSS
Reunião sobre alta programada será dia 1º nos Metalúrgicos de Guarulhos
Mudou a data da reunião no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos com os trabalhadores que receberam alta programada do INSS. Será em 1º de dezembro, na sede da entidade, à rua Harry Simonsen, 202, Centro. Horário: 10 horas.
Problema – Alta programada é um mecanismo fixado pelo INSS, pelo qual no ato do afastamento por acidente ou doença a pessoa já tem marcada a data de seu retorno. Essa forma de alta está lesando um grande número de segurados, que são mandados de volta ao emprego sem condições de exercer qualquer tarefa profissional.
Nildo – A mudança na data da reunião visa garantir a presença de técnicos que vão orientar os segurados. Helenildo Queiroz (Nildo), diretor de saúde e segurança do Sindicato, afirma: “Faremos um encontro onde as pessoas, além de relatar seus problemas, poderão tirar dúvidas sobre a alta programada, recusa de benefícios e falta de reconhecimento do nexo causal nas doenças profissionais.”
Convite – A reunião dia 1º de dezembro no Sindicato dos Metalúrgicos será aberta a trabalhadores de todas as categorias profissionais. O diretor Nildo explica: “Vamos unir forças contra essa desumanidade que vem sendo cometida pela Previdência”.
Confirme – Presença na reunião deve ser confirmada pelos telefones 2463.5300, 2463.5339 e 2463.5317.
Assessor de Imprensa – João Franzin (MTB 12.865)
Mais informações – Nildo (7730.5111)