Encerrou-se na tarde da segunda-feira, 3 de novembro, a 1ª etapa do plano de intensificação de fiscalização nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), coordenado pelo Departamento de Saúde do SMC.
A CIPA da WHB foi a última das 8 maiores empresas de Curitiba e Região Metropolitana a apresentar o relatório que engloba saúde e segurança do trabalhador.
Entre os itens apresentados pelo presidente da Comissão estão: plano de ação, grau de risco e número de acidentes.
A WHB é uma das oito empresas que apresenta o quadro mais crítico na área de saúde e segurança. Apenas em setembro deste ano 31 acidentes foram registrados.
Próximo passo
Com todos os relatórios apresentados o Departamento de Saúde do SMC vai analisar os dados e elaborar um plano de trabalho para 2015. Esta segunda etapa visa qualificar as CIPAS. Um dos pontos principais será a aproximação deste setor com os delegados sindicais. As empresas listadas neste plano são: Volvo, Renault, Volkswagem, WHB, Aker Solutions, Brafer, CNH e Bosch.
Balanço
O diretor do Departamento de Saúde do SMC, Osvaldo Silveira, foi enfático ao resumir os dados apresentados, “Ficou claro que as empresas possuem o controle total das CIPAS. Elas definem as politicas de saúde e segurança de acordo com os próprios interesses. Se as principais tratam desta forma, imagine as menores”.
Osvaldo também complementa, “Pelo menos aqui no Brasil em primeiro plano existe a preocupação com o processo produtivo e infelizmente em segundo plano a integridade física do trabalhador”.
www.simec.com.br