A promessa é do sindicato, que quer uma revisão do aumento de 5,92%
Os aposentados pretendem “entupir” a Justiça federal com ações a partir de março, caso o Governo decida manter o índice de reajuste das aposentadorias acima do salário-mínimo de 5, 92%. A informação é do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, João Inocentini. “Vamos entrar com até dois milhões de ações questionando as medidas que o Governo tem tomado em relação aos aposentados”, ameaça.
Antes, os aposentados pretendem recorrer ao Congresso para aprovar o aumento igual ao mínimo, de 12, 05%.
Segundo ele, a idéia é questionar três pontos por meio de processos: o fim do fator previdenciário (que reduz o valor do benefício); as perdas de até 44% de quem teve acidente de trabalho e se aposentou; e a não reposição do poder de compra da categoria nos últimos anos.
Com números
Para embasar a tese, o sindicato solicitou ao Dieese um estudo mostrando qual foi o aumento dos cem principais itens consumidos pelos aposentados desde 1994, início do Plano Real. “Desde 94 até 2008 os planos de saúde subiram 341,81%, o gás 639,51% e o transporte público 459,47%. Isso mostra que estamos acumulando perda atrás de perda”, diz Inocentini.
Segundo cálculos do consultor Newton Conde, os benefícios do INSS acima do piso tiveram reajuste de 266% no período.