Manifestantes de diversos estados chegaram a Brasília na manhã de terça (23). Eles querem que a Câmara vote a paridade dos reajustes das aposentadorias e pensões do Regime Geral em relação à política de recuperação e atualização do mínimo – PL 1/07, do Executivo
Cerca de 520 aposentados protestam em frente ao Congresso Nacional exigindo a aprovação do Projeto de Lei 1/07, que prevê o mesmo índice de reajuste do salário mínimo para aposentadorias e pensões, e a aprovação de proposta que acaba com o fator previdenciário (PL 3.299/08), já aprovado no Senado e em discussão na Câmara.
Os manifestantes de diversos estados chegaram a Brasília na manhã desta terça-feira (23) e pretendem permanecer acampados no gramado da Esplanada dos Ministérios até que o projeto de lei seja aprovado.
“Só iremos embora depois da aprovação do PL, ou pelo menos após ele ser colocado em pauta para votação”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Copab), Warley Martins Gonçales.
O índice que reajusta aposentadorias e pensões é de 5%. Segundo o presidente da Copab, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), teria prometido votar o projeto de equiparação com o sistema de reajuste do salário mínimo assim que medidas provisórias destrancassem a pauta.
“Tem duas semanas que abriu a janela para votação e nem na pauta a nossa [proposta] está. Estamos pedindo para que votem o PL como prometeram”, diz Gonçales.
Os aposentados fincaram no gramado do Congresso Nacional 513 cartazes com as fotos de cada um dos deputados federais. (Com Agência Brasil)