Mais uma de nossas lutas está dando resultados. Na quarta, 30 de setembro, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que permite a chamada “desaposentadoria” ou “desaposentação”.
O trabalhador terá o direito de pedir um novo cálculo do benefício pago pelo INSS e gerado pelo fator previdenciário, criado em 1999.
O recálculo do valor da aposentadoria, que pode chegar ao teto de R$ 4.663,00, poderá ser solicitado pelo trabalhador após uma carência de 60 novas contribuições, contadas a partir da primeira aposentadoria.
”Bandeira levantada há tempos pela Força Sindical e pela CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), presididas por Miguel Torres, a proposta da desaposentação foi encampada por toda a bancada do partido Solidariedade na Câmara Federal, liderada pelo deputado Paulinho”, diz Carlos Lacerda, secretário de relações parlamentares da CNTM.
Agora a matéria vai para o Senado e de lá, caso aprovada sem modificações, vai para a sanção da presidente Dilma.
“Companheiros, vamos enviar e-mails a todos os senadores de seus estados, solicitando a aprovação desta matéria que vem corrigir uma injustiça com aqueles que ajudaram e ajudam a construir o nosso País”, diz Lacerda.