Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Após 21 anos de demanda, trabalhadora é reintegrada à Visteon, em Guarulhos

Edilson Noberto

A metalúrgica Rute Bezerra do Nascimento Ferreira, 53 anos, foi reintegrada nesta segunda (26) à tarde à empresa Visteon (Vila Nova Cumbica), como operadora de manufatura. É o mesmo cargo que ocupava quando foi contratada pela empresa, em 24 de abril de 1986.

Seu retorno encerra uma longa batalha na Justiça do Trabalho, iniciada em janeiro de 1993, quando Rute foi demitida. O processo foi aberto pelo Departamento Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, que atuou em todas as fases de sua tramitação.

No ato da reintegração, a trabalhadora estava acompanhada de diretores do Sindicato. O Oficial de Justiça Carlos Gaet formalizou o reingresso.

Josete Machado Filho (Pepe), diretor do Sindicato e funcionário de Visteon, conta: “Quando foi demitida, em 1993, Rute procurou o Sindicato, que abriu a ação. Ela sofria de doença ocupacional no braço (bilateral) e tinha dificuldades pra exercer a função. Mesmo assim, foi demitida. Em dezembro passado, a Justiça do Trabalho decidiu pela reintegração. Mas em abril deste ano a trabalhadora voltou a ser demitida, com a Visteon descumprindo uma decisão judicial”.

Sentença – A juíza Andrea Rendeiro Domingues Pereira Anschau, titular da 7ª Vara do Trabalho de Guarulhos, argumenta: “O direito à garantia do emprego já foi reconhecido em decisão transitada em julgado. A reclamada deve manter a reclamante no emprego enquanto subsistir a garantia aqui reconhecida. E a garantia subsiste, já que ainda não há o direito à aposentadoria”.

Advogado – Nosso advogado Marcílio Penachioni afirma: “O Sindicato fez o que nos cabia, defendendo a trabalhadora ante uma injustiça do empregador”. A trabalhadora tem direito de receber os salários pelos 21 anos em que ficou afastada, indevidamente.

Assessoria de Imprensa: João Franzin e Titico

www.metalurgico.org.br