A massiva solidariedade internacional reforça a iniciativa de sindicalização do UAW na Nissan, em Canton, Mississipi, nos Estados Unidos. A delegação sindical de seis países, representando mais de 150.000 trabalhadores da Nissan, exigiu conjuntamente que a Nissan permita a 4.000 trabalhadores de Canton formar um sindicato local do UAW.
Jyrki Raina, secretário-geral da IndustriALL Global Union, que encabeçou a missão de solidaridade internacional, declarou: “Estamos a favor da Nissan o do sindicato. Aqui, em Canton, Mississipi, os trabalhadores têm muitos problemas na área de saúde e segurança, intimidações, trocas de turnos e aumento do trabalho precário. Muitos destes problemas poderiam estar resolvidos se houvesse um mecanismo sindical na planta. Nossa mensagem a Nissan é que não cederemos até que os trabalhadores de Canton tenham direito de formar um sindicato”.
Em uma grande reunião sindical, os ativistas locais explicaram as formas em que a direção da empresa ameaça os trabalhadores para que não se unam ao sindicato e expressaram energicamente o desejo de sindicalização na planta.
Saiba mais clicando aqui (matéria em espanhol)
Trecho traduzido e adaptado
por Val Gomes (Redação CNTM)