O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) completa nesta sexta-feira (24) 12 anos de fundação. A data foi marcada por mobilização de trabalhadores no Distrito Industrial do município e também pela posse da nova diretoria do Sindicato para a gestão 2016/2020.
Os metalúrgicos da John Deere paralisaram as atividades por mais de cinco horas para reivindicar reajuste de salário decente. Eles se concentraram às 5 horas e percorreram parte do Distrito Industrial em caminhada até a sede da empresa, onde participaram de assembleia e cruzaram os braços em sinal de protesto. Até o momento, a multinacional ofereceu 6,5%, valor que não repõe nem as perdas da inflação do período da data-base (1° de abril), que alcançou 9,83%. A campanha salarial foi lançada em 26 de abril e tem o slogan ‘É da cana que sai a garapa’. A próxima rodada de negociação está marcada para o dia 8 de julho.
Ainda durante a manhã, os trabalhadores da Mitsubishi também participaram de assembleia de votação. Eles aprovaram o adiantamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 4 mil reais para o mês de novembro, conforme a reivindicação feita desde o princípio. Já o restante do PL será pago em março do próximo ano e será estabelecido de acordo com as metas atingidas. O valor integral do PL poderá atingir até 10 mil reais.
Já no final da manhã, a diretoria eleita para o SIMECAT foi empossada na sede da entidade. Dos 19 diretores eleitos, apenas 3 não tomaram posse, pois estão licenciados das atividades sindicais para participar das eleições municipais. O processo eleitoral no SIMECAT ocorreu em 29 de março e elegeu a chapa com Carlos Albino na presidência com 89% de aprovação. “Estou muito feliz por mais esta posse. Temos compromisso com o trabalhador. Nosso trabalho é sério e de responsabilidade. Queremos contar com o apoio de todos os metalúrgicos para que possamos somar mais conquistas para a categoria”, afirma o presidente.
Segundo o presidente Carlos Albino, o aniversário do sindicato não poderia ser comemorado de forma melhor. “Hoje foi um dia lindo. Começamos bem cedo com duas mobilizações intensas. Elas representaram muito bem como é nossa luta de todos os dias”, afirma. “Na Mitsubishi tivemos uma conquista muito grande. A empresa estava resistente, mas a determinação dos trabalhadores nos deu a vitória”, explica. “Na John Deere foi preciso intensificar a luta porque estamos em plena negociação do acordo coletivo. Espero que a empresa entenda o recado dado pelos trabalhadores”, conclui Albino.
Participaram das ações promovidas pelo SIMECAT, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Itumbiara, Sindicato dos Metalúrgicos de Goiânia, Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, Sindicato dos Comerciários de Catalão, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Catalão e Sindicato Metabase de Catalão.
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT