Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CONTRATO / AVISO - Contribuição Sindical Urbana
Borracheiros

Alckmin reúne-se com representantes dos trabalhadores do setor da borracha da Força Sindical

Foto: Júlio César Silva/MDIC
Miguel Torres, Geraldo Alckmin e Márcio Ferreira. Foto: Júlio César Silva/MDIC

O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) participou na segunda, 7/7/2025, de uma reunião emergencial com o vice-presidente da República e Ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), na sede do Ministério, em Brasília.

Juntamente com o companheiro Márcio Ferreira, presidente do SINTRABOR (Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região), para buscar junto ao governo Lula soluções para reverter o quadro de crise do setor da borracha. Crise causada pela concorrência desleal de produtos importados da cadeia produtiva da indústria da borracha (pneumáticas e artefatos) que tem gerado efeitos nocivos aos trabalhadores da categoria.

Recentemente, só na base territorial do SINTRABOR, duas fábricas (uma em Guarulhos e outra no ABC) anunciaram o fechamento das suas plantas, o que deverá gerar a eliminação de quase 600 postos de trabalho. Além disto, segundo informa o Sindicato, “o avanço da importação sem condições de isonomia com a indústria instalada no Brasil vem impondo dificuldades nas negociações coletivas com o setor patronal, o que pode acarretar a precarização de direitos e benefícios conquistados historicamente através do diálogo entre capital e trabalho”.

Fotos: Júlio César Silva/MDIC

Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes/CNTM/Força Sindical