Foto: Jaélcio Santana
Trabalhadores da Valeo aprovam acordo de redução da jornada e salário e mantêm empregos.
Os trabalhadores metalúrgicos da Valeo Sistemas Automotivos, fabricante de faróis e lanternas para carro na zona sul, aprovaram na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, em assembleia na empresa, a proposta de acordo de redução da jornada de trabalho e de salário, com garantia de emprego.
Pelo acordo aprovado, a partir de 1º de fevereiro, a jornada será reduzida em um dia de trabalho por semana e, os salários, em 15%. O acordo vale por 90 dias e garante estabilidade no emprego até 45 dias após o retorno ao trabalho.
Ainda na quarta-feira, às 14h, outra assembleia na fábrica foi agendada para os trabalhadores do turno da tarde deliberarem sobre a proposta.
O acordo foi negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e a empresa e uma comissão dos trabalhadores, e é válido para os cerca de 800 trabalhadores da produção e do setor administrativo.
“Esta é uma situação emergencial. Os trabalhadores estão dando a sua contribuição e esperamos que a empresa reconheça este gesto, pois os trabalhadores estão emprestando parte do salário para ajudá-la a sair da dificuldade. Esperamos, também, medidas urgentes do governo, caso contrário, não sairemos da crise e os trabalhadores serão penalizados”, disse Miguel Torres, presidente do Sindicato.
A Valeo fica na rua Rodrigues de Medeiros, 214, bairro Pedreira, Santo Amaro, em São Paulo/SP. Telefones: (11) 5613-1346/5161-1465
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo