Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Acordo garante 10% de aumento salarial

O comando de negociação dos Metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo fechou, na sexta-feira (4), acordo salarial com quatro grupos patronais, garantindo aumento salarial de 10% para a categoria.

Estes acordos contemplam em torno de 80% da categoria, e o aumento real deverá ficar acima de 3%, segundo a assessoria econômica dos sindicatos.

Os acordos foram fechados com os Grupos 3 (autopeças), 2 (Sindimaq e Sinaees – máquinas e eletroeletrônicos), Fundição e 19-3 (metais ferrosos, equipamentos ferroviários, balanças, metais não ferrosos, condutores elétricos e trefilação de metais não ferrosos, esquadrias metálicas, e outros).

Os acordos valem também para os trabalhadores metalúrgicos das empresas instaladas em Mogi das Cruzes, Poá, Biritiba Mirim e Guararema, que integram a base do Sindicato.

“Avançamos bem nas negociações e estamos na expectativa de fechar acordo com os demais grupos patronais, entre eles o 10 – comandado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – até a próxima terça-feira, dia 7. Se isto não acontecer vamos começar a parar as fábricas desses grupos, conforme decisão da assembleia realizada no último domingo (dia 30)”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, que integra o comando de negociação.

“Foram negociações difíceis, permeadas pela crise mundial, mas a mobilização garantiu este resultado positivo e vamos pressionar para estender o mesmo acordo para toda a categoria”, afirma o presidente da Federação dos Metalúrgicos do ESP, Claudio Magrão.

A campanha salarial envolve cerca de 800 mil trabalhadores no Estado, filiados à Força Sindical e à Federação dos Metalúrgicos do ESP, com data-base de 1º de novembro. Na base de São Paulo e Mogi, a categoria tem cerca de 260 mil trabalhadores.

Cláudio Omena

Metalúrgicos de Guarulhos aprovam conquista


Outras matérias da Campanha Salarial 2011:

Metalúrgicos rejeitam propostas e decretam estado de greve

Outras assembleias de mobilização

Ato em Mogi das Cruzes 

Ato em São Paulo na região Leste

Ato em São Paulo na região Sul

Entrega da pauta aos grupos patronais 

Cartaz da Campanha Salarial 2011

Assembleia aprova pauta de reivindicações