Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Acordo beneficia trabalhadores de Suape com pacote salarial

jc3.uol.com.br
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Pernambuco (Sintepav-PE) conquistou um expressivo reajuste salarial de 10,5%, dos quais 4,88% de aumento real, e mais um conjunto de benefícios para os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape, Pernambuco.

Para Aldo Amaral, presidente do Sintepav/PE, “foi um passo importante na direção de melhorar as condições de vida e de trabalho dos empregados da refinaria”. Além do reajuste de 10,5%, a categoria receberá um pacote mais amplo de benefícios: cesta básica de R$ 260, PLR, folga no dia de receber o salário, reembolso no trajeto do trabalhador (desde Suape até a residência), assinatura imediata da carteira de trabalho na admissão e equiparação salarial (conforme as diferenças salariais entre 70% de trabalhadores das obras do Complexo de Suape e prevalecendo o salário maior nestes casos).

Infelizmente, um grupo irresponsável deflagrou uma greve, que foi considerada abusiva pela Justiça do Trabalho. Em assembleia, a maioria dos trabalhadores decidiu retornar às atividades. Revoltados por não conseguir comandar o movimento, este grupo de vândalos agrediu a diretoria do Sintepav/PE, trabalhadores e pôs fogo em ônibus. O Sindicato e a Força Sindical repudiaram a violência e reafirmaram que o acordo é, com certeza, um dos melhores do País. “Ao analisar todos os pontos do acordo, a categoria percebeu que o acordo é real e vantajoso”, diz Aldo Amaral.